quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Faleceu o comandante da Revoluçom Cubana Juan Almeida Bosque

O membro do Buró politico e vicepresidente do Conselho de Estado , faleceu na Havana às 11:30 do 11 de setembro a consequência de um paro cardio-respiratório.
O companheiro Almeida nasceu na capital cubana , o 17 de fevereiro de 1927, no meio das privaçons dum fogar humilde e numeroso, onde se formou com a sua mae e o seu pai como guia nos mais altos valores patrioticos socialistas.
Quando se produjo o golpe de estado em 1952, somou-se à luta contra a tiranía e conheceu a Fidel. Era um operário albanel até o assalto ao quartel Moncada em 1953, e o 2º de 12 irmaos que ajudarom ao pai a manter à familia.
Foi a atitude invariável do assaltande do Moncada, do prisoneiro político na ilha de Pinos, do revolucionário exilado em México, do expedicionário do Gramma, do oficial nos dias fundadores do Exército Rebelde, que recibiu duas feridas de combate em El Uvero; do Comandante da 3ª Fronte Guerrilheira, e de chefe militar e dirigente revolucionário após o 1º de Janeiro de 1959.
A sua especial sensibilidade humana e artística fijo possível simultanear a sua fecunda labor como dirigente revolucionário, com umha valiosa obra artística, a qual inclúe mais de 300 cançons e umha dúzia de livros.
Também assumir a tarefa de dirigir a Associaçom de Combatentes da Revoluçom Cubana, organizaçom à que consagrou as suas derradeiras energias.
O domingo 13 o povo cubano rendiu homenagem a este heroi revolucionário no Memorial José Martí assim coma em diversas partes do país.